31/03/2014

Sem energia mais uma vez


Já não bastasse eu ter feito esse meu ultimo post, abaixo, contando da história sofrida que eu vivi por ficar 24 horas sem energia, eis que hoje (31/03), exatamente às 22:20, acaba a energia na cidade inteira. Sem contar que de tarde, ficamos por volta de 1 hora (ou mais) com energia em meia fase.

Me dá uma revolta tão grande quando ouço notícias de São Paulo ou Rio de Janeiro quando, por alguma falha, essas cidades ficam por 15 minutos sem energia, que vocês não tem noção. Me sinto mais que humilhado, porque quando acaba energia em Alta Floresta (e quem dera fosse apenas 15 minutos), ninguém fica sabendo. E nem por isso, fazemos o auê que os paulistas e cariocas fazem. 

Quem é do norte do Mato Grosso e mora aqui há mais de 7 ou 8 anos (ou mais) lembra que uma vez, ficamos sem energia por 3 dias. Eu disse TRÊS DIAS! Foi tenso, porém engraçado. Esse super apagão foi causado por tempestades, que destruíram uma pancada de teres de energia. Me lembro que eu cheguei a ir no hospital pra assistir tv na sala da recepção, porque era um dos poucos lugares da cidade que tinha energia e água gelada. Na época, açougues, sorveterias, e todas esses mercadinhos que não possuíam gerador, acabaram doando os alimentos, porque estavam estragando sem refrigeração. E naquele tempo, as pessoas não eram tão dependentes de internet como sonos hoje. Ainda bem, né?!

Eu lembro que naquele tempo eu me perguntava se o resto do Brasil sabia que a gente tava no escuro, porque ninguém falava nada. E se falavam, a gente não sabia porque estávamos sem TV, né.. E até hoje é assim, a gente fica no escuro por horas e horas e ninguém fala nada. Agora vai SP ou RJ ficar 10 minutos sem energia pra ver se até a Dilma não aparece ao vivo na Tv fazendo pronunciamento pra dizer o que causou o apagão.

Engraçado é que estão concluindo uma usina hidrelétrica (a Teles Pires) na cidade vizinha, Paranaita... Tipo, tem uma usina que (ainda não) produz energia aqui do lado, e nós ficamos sem eletricidade, né?! O resto do país inteiro, tem porra de energia e a gente que ta colado na usina, ficamos no breu. Chega a ser cômico isso...

Ai que escuridão. Ai que revolta. Ai que humilhação.

Nenhum comentário: