26/03/2014

Bambu e seu super-crescimento


Eu estava aqui no facebook, de boa na lagoa olhando as atualizações, quando apareceu uma bem curiosa, da página "Fatos Desconhecidos" que dizia que o bambu poderia crescer mais de 1 metro por dia. Pois é, pois é, pois é! Vejam:

Qual é a planta que cresce mais rápido? É difícil dizer qual a mais ligeirinha. Mas com certeza o bambu é um dos recordistas em crescimento. “Fizemos uma experiência aqui no Instituto e uma espécie aumentou 23 centímetros em 24 horas, sem adubação ou tratamento especial”, conta o agrônomo Anísio Azzini, do Instituto Agronômico de Campinas, em São Paulo. Há um caso registrado em 1956 de uma espécie de bambu gigante, o Thyllostchys edulis, que cresceu 1,21 metro em um único dia no Japão.  Essas plantas esticam mais rápido na primeira fase do desenvolvimento, que dura de dois a três meses. “Vão sempre aparecendo novos gomos que saem de dentro dos outros, mais ou menos como as antenas dos automóveis”, diz Azzi-ni. Depois disso, apenas os ramos do topo se desenvolvem.

E a curiosidade não acaba por aqui. Já usaram bambu até pra torturar sinistramente as pessoas. Mas isso, graças a Deus, já faz um tempinho:

Tortura com Bambu: Como sabemos, o bambu é uma das plantas com o mais rápido crescimento, chegando a atingir mais de 90cm em apenas um dia. Foi exatamente devido a esta característica que os chineses o utilizaram como uma forma de tortura, durante a Segunda Guerra Mundial. O bambu, ainda pequeno, tinha suas extremidades cortadas e afiadas a fim de parecerem verdadeiras lanças. Logo após, a vítima era suspensa horizontalmente sobre o bambu que crescia até perfurar a pele da mesma, perfurando seu abdômen.

E eu aqui reclamando quando bato meu dedinho na quina dos móveis...

Nenhum comentário: