03/12/2013

Fralda pra quê?


Na China existem bebês. E aqui eles comem, choram, vomitam, fazem xixi e cocô e tiram noites de sono dos seus pais, que os amam impreterivelmente apesar delas fazerem sua vida um verdadeiro inferno. Soa familiar? Mas as semelhanças param por aí. As formas encontradas pelos chineses para facilitar as vidas dos pais são bastante diferentes das ocidentais.

Aqui bebês não usam fralda.

Tá, isso é meia verdade. Crianças muito pequenas usam sim fraldas, mas depois de certa idade passam a usar calças furadas.

A fralda descartável, disponível no Brasil há cerca de 40 anos, entrou na China de forma abrangente nos últimos 15 anos. Muitos conhecidos, jovens, com 20 anos de idade hoje, foram criados com fraldas de pano. Os mais velhos, com 50 anos, faziam número dois em caixas de areia até a idade de aprenderem a andar, quando sabiam ir até o banheiro. Vale lembrar que há 50 anos esgoto não era muito difundido aqui, apenas as cidades grandes o tinham.

O interessante, entretanto, é ver que crianças que já sabem andar tem a permissão de fazer cocô ou xixi pela calçada em qualquer lugar. Eles apenas se acocam e fazem o que têm que fazer.

Nenhum comentário: