07/11/2013

Asfalto que brilha

 O asfalto de dia...

... e de noite.

Esse monte de vagalume azul no asfalto, na verdade não é vagalume, nem alga, muito menos material radioativo. É um método novo, desenvolvido por uma empresa britânica, para ajudar a resolver alguns problemas urbanos - como a falta de iluminação pública, por exemplo - de forma bem simples e sustentável.

O caminho da estrelas, chamado de "starpath", absorve os raios ultra-violetas da luz emitida durante o dia pelo Sol, e libera a energia absorvida na parte da noite. Lembrando que esse pedacinho de asfalto fica lá em Cambridge, no Reino Unido. Agora imagina isso no Brasil (em especial no Mato Grosso)? Com o Sol que faz aqui, as pessoas teriam que sair de óculos escuro de noite! hahaha.

Mas é sério, isso é a revolução do mundo, cara, porque além de resolver um problema da falta de iluminação, esse asfalto também é antiderrapante e resistente a água, ajudando assim a diminuir o número e custos com acidentes por esse fator. Sem falar no visual, que fica muito bacana durante a noite!

Confira aqui um vídeo mostrando todo o processo de como isso é feito. Imagino eu, que deve ser um pouco caro esse asfalto. E juro que imaginei prédios construído com isso, brilhando a noite inteira e chamando a atenção de toda a cidade.. 

Nenhum comentário: