18/11/2013

A história do homem do Baú


Não sei o que me deu hoje, que fui pesquisar a vida do apresentador de TV mais famoso do Brasil, meu tio Silvio Santos (também tenho Santos no nome, sacou?). Assisti uma espécie de homenagem que a Record fez, contando toda sua trajetória, que foi apresentada no programa Domingo Espetacular. Descobri um monte de coisa, inclusive que ele já foi dono de 50% da Record e depois a vendeu para Edir Macedo.

Bem, encontrei uma lista com 50 curiosidades desse cara sensacional que é empresário, visionário, apresentador de tv, animador, pai e ídolo de muita gente, que completou 50 anos de Programa Silvio Santos no ar, este ano. Se você ficar com preguiça de ler, no final do post vou colocar o link dos vídeos, que mostram vídeos e fotos históricas dele.

1. O seu nome de batismo é Senor Abravanel.

2. O seu pai é grego e sua mãe turca.

3. Ele é formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti.

4. Trabalhava como camelô para conseguir estudar e ajudar a família. Ele queria encontrar uma forma de ganhar dinheiro e por isso começou a vender capinhas de plástico para colocar os títulos de eleitor na primeira eleição após o Estado Novo. Também fazia truques de mágica para vender canetas.

5. Foi pego várias vezes pelo “rapa” até que um dia um diretor da fiscalização lhe entregou um cartão de recomendação para procurar um amigo que trabalhava na Rádio Guanabara. Chegando lá, estava acontecendo um concurso de locutores, no qual inclusive Chico Anysio participava. Silvio ganhou em primeiro lugar.

6. Mesmo com o início da carreira como locutor, ele decidiu voltar a ser camelô, pois ganhava mais.

7. Como surgiu o nome artístico Silvio Santos? Quando foi participar de um programa de calouros, um produtor perguntou o seu nome e ele respondeu Silvio Santos: Silvio era  como a sua mãe o chamava e Santos porque, segundo ele, “os santos ajudam”.

8. Aos 18 anos serviu no exército na Escola de Pára-quedista. 

9. Inaugurou um serviço de alto-falante na barca que fazia o trajeto Niterói – Rio de Janeiro. Também teve a ideia de colocar música para animar os passageiros.

10. Foi como corretor de anúncios para o serviço de alto-falante nas barcas que nasceu o Silvio Santos empreendedor.

11. Fazia shows em circos e animava a plateia ao apresentar os artistas. Foi assim que nasceu o Silvio Santos animador.

12. Ganhou o apelido de Peru que Fala pois ficava muito envergonhado.  Tinha uma grande caravana de artistas cujas viagens passaram a se chamar Caravanas do Peru que Fala.

13. Passou a administrar o Baú da Felicidade depois que seu dono, Manoel de Nóbrega, levou um golpe de um sócio alemão. Conforme transformava o Baú em um negócio rentável, ganhou a empresa do pai de Carlos Alberto de Nóbrega.

14.  O seu primeiro programa na TV foi à frente do Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista, em 1961.

15. Quando ainda era apresentador na TV Globo, o Programa Silvio Santos chegou a vencer na audiência o programa Jovem Guarda, que era apresentado por Roberto Carlos na TV Record.

16. No auge do Programa Silvio Santos, a atração foi comparada com a primeira vez que o homem pisou na Lua, em 1969. A audiência da transmissão do momento histórico foi de 41,4%, enquanto Silvio conquistou apenas um ponto a menos três dias depois na apresentação do Cidade Contra Cidade.

17. Silvio Santos é careca? O boato começou em 1971, quando a revista Melodias publicou uma edição com uma montagem na capa, autorizada pelo apresentador, com ele careca.

18. Em 1993, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o programa mais duradouro do mundo.  Na época o programa fazia 31 anos. Agora, em 2013 completou 50 anos.

19. Ao mesmo tempo em que era apresentador da Globo, Silvio comprou 50% da Rede Record. Como não podia, por contrato, ser apresentador e dono de uma emissora de televisão, manteve em segredo a compra.

20. Na entrega do canal 11, a primeira emissora do SBT, Silvio Santos recebeu o título de Carioca Honorário.

21. Duas emissoras concorrentes, a TV Tupi e Rede Record, chegaram a transmitir o Programa Silvio Santos no mesmo horário.

22. Muito antes de conhecer a atual mulher Íris Abravanel, Silvio foi casado com Cidinha – com quem teve duas filhas: Silvia e Cíntia. Ela morreu de câncer em 1977 aos 38 anos. Cidinha o chamava carinhosamente de Neco, de boneco.

23. Silvio é alérgico a perfumes e por isso artistas não podiam entrar no palco de seu programa perfumados.

24. Íris Abravanel, a mulher de Silvio Santos, era funcionária do Baú da Felicidade. Com ela, o animador teve Patrícia, Rebeca, Daniela e Renata.

25. Com um grave problema nas cordas vocais, ele levou todos ao choro no auditório ao anunciar que não poderia continuar gravando.

26. Bem-humorado, ele disse que perdeu a virgindade aos 14 anos com uma francesa que era, segundo ele, “a alegria da garotada”.

27. Silvio quase perdeu Gugu Liberato para a Globo, mas fez uma proposta irrecusável ao apresentador que acabou rescindindo o contrato com a emissora carioca.

28. Silvio já se candidatou à Presidência da República, mas teve a sua candidatura impugnada pelo TSE. Segundo pesquisas eleitorais da época, ele venceria com 28% dos votos, contra 18,6 de Collor e 10,6 de Lula.

29. Em uma jogada de mestre, o apresentador contratou três novelistas da Globo – Glória Perez, Benedito Ruy Barbosa e Walter Negrão. Mesmo com os contratos assinados, os três voltaram atrás da decisão e a Globo teve que arcar com uma multa.

30. Em 2001 ele foi homenageado pela escola de samba Tradição no carnaval carioca. O samba enredo era veiculado nos intervalos comerciais do SBT.

31. Sua filha Patrícia foi sequestrada em 2001, mas foi solta após o pagamento do resgate. Perseguido pela polícia, o sequestrador invadiu a mansão de Silvio, no Morumbi, e fez a família inteira refém.  

32. Wagner Montes, companheiro de trabalho do apresentador, precisou amputar a perna após um acidente. Silvio Santos, então, se comprometeu a pagar a prótese mais moderna que fosse possível.

33. Em 2003 o apresentador disse em uma entrevista que estava com uma doença terminal e que morreria em seis anos. Tudo não passou de uma brincadeira do animador, que disse ter feito as declarações após a insistência da repórter em entrevistá-lo.

34. Silvio vendeu o banco PanAmericano em 2011 após a descoberta de um rombo bilionário, com suspeitas de que um primo de sua esposa fez parte da quadrilha. Ele chegou a colocar todas as suas empresas como garantia.

35. Carlos Alberto de Nóbrega afirmou no velório de Hebe Camargo, em 2012, que Silvio havia recontratado a apresentadora mesmo sabendo que ela não conseguiria estrear no SBT pois já estava muito doente. Ele se despediu da amiga com um selinho. 

36. Em 2013 Silvio Santos entrou para a lista dos bilionários da Forbes. Segundo a publicação, a fortuna do empresário é avaliada em US$ 1,3 bilhão.

37. No início de 2012 ele ganhou as manchetes ao aparecer com os cabelos grisalhos. Pouco tempo depois, voltou às madeixas em tom acaju.  Segundo ele, “cabelo branco envelhece”.

38. Ele não gosta de ver televisão, pois prefere assistir a filmes.

39. Quando Flávio Cavalcante, amigo, apresentador e jornalista de Silvio, morreu, Silvio deixou o SBT fora do ar por horas.

40. Silvio estreou o seriado mexicano Chaves em sua emissora em 1984, mesmo com as opiniões de que o programa era muito precário.

41. Já teve conflitos em casa porque é judeu e sua mulher e filhas são evangélicas.

42. Ele já foi o brasileiro que mais contribuiu com o Imposto de Renda.

43. Estima-se que Silvio tenha desembolsado R$ 150 milhões na construção de um hotel no Guarujá.

44. Silvio estreou em 2001 o programa Casa dos Artistas, que tem o mérito de ter conquistado uma das maiores audiências para o SBT. O reality foi considerado um plágio do Big Brother, que já havia sido comprado pela Globo mas não tinha estreado no Brasil.  

45. No final de 2011 o jingle “Silvio Santos vem aí... ole ole olá...” foi proibido de ser veiculado, pois a Justiça determinou que o SBT pagasse uma indenização ao autor da música. O jingle voltou a ser tocado dois anos depois mediante um acordo.

46. Ele corta e pinta o cabelo com o amigo Jassa há mais de 30 anos.

47. Ele começou a usar o seu famoso microfone sobre a gravata na década de 1960, pois antigamente os microfones eram muito pesados.

48. Silvio não gosta de dar entrevistas, segundo ele sua profissão é como qualquer outra.

49. Desde o início seu auditório é formado apenas por mulheres, as chamadas “colegas de trabalho”, pois Silvio acreditava que os namorados sentiriam ciúmes dos artistas no palco.

50. Nas comemorações pelos 30 anos do SBT, Silvio disse que deve se aposentar antes dos 90 anos.

Vídeo produzido pela Record, com a história de Sílvio Santos (vídeo dividido em 4 partes):

Nenhum comentário: