08/10/2013

Qual a diferença entre borboleta e mariposa?



Você sabe diferenciar uma borboleta de uma mariposa? Essa pergunta não vale para biólogos. Essa semana, conversando com alguém (não lembro quem) estávamos falando sobre borboleta e mariposa, que pra gente era tudo a mesma coisa. Eu disse que sabia diferenciar uma da outra, que era bem simples: a bonita (colorida) era borboleta; a feia (marrom e peluda) era mariposa. Pois eu estava enganado. Segundo o pai Google as diferenças são as seguintes.

  • As mariposas são muito mais antigas que as borboletas. Elas viveram na época dos dinossauros, há 140 milhões de anos atrás, contra 40 milhões de anos das borboletas.
  • A maioria das borboletas a gente encontra sob a luz do dia, já as mariposas na parte da noite. Não é sempre, mas na maioria das vezes.
  • As borboletas, quando paradas, deixam as asas fechadas. As mariposas ficam com as asas abertas na maioria do tempo quando estão descansando (paradas).
  • As antenas das borboletas são muito finas. Das mariposas são parecidas como penas.
  • Mariposas podem ser venenosas. Tipo, elas são atraídas pela luzes das casas, se debatem por lá e liberam "pelos" que em contato com a nossa pele causam alergia e tal.

Meu blog também é cultura! Um pouco de biologia não faz mal há ninguém.

Nenhum comentário: