15/10/2013

Micuim



Tô inconformado! Meus pais mentiram pra mim a vida inteira, falando que Micuim era uma coisa e Carrapato era outra. Acho que nem eles sabiam que ambos são a mesma coisa. Pode isso, Arnaldo?!

Acabei de desvendar toda essa mentira que foi minha infância, pesquisando inconformadamente porque em todos os sites que eu abri, diziam que Micuim nada mais é do que o filhote (a larva) do maldito carrapato-estrela, que ficam em capins, matos e gramas, à espera de alguns animais (anta, capivara, cachorro, humano) passarem por perto para que eles ataquem e morem em sua vítima. E a pessoa nem percebe que essas larvas microscópicas estão no seu corpo, já que não são visíveis a olho nu. A gente só percebe que tá com micuim, porque coça muito, fica vermelho e inchado o local (tipo minha perna na foto aí de cima).

Quando eu era pequeno e ia pro sítio dos meus pais, voltava com meu saco CHEIO de micuim, e lembro que tinha que passar Escabin com algodão pra matar. Era a única coisa que funcionava. Agora descobri técnicas pra passar a coceira, é só usar um tal de Caladryl ou álcool no local e pronto, a coceira e o incômodo diminuem. E pra remover o carrapato (que é maior e visível a olho nu) do nosso corpo, a forma correta seria colocá-lo no fogo, ou em água quente, ou num vidro com álcool. E não é aconselhável a espremer o carrapato com a unha, porque ele pode estar contaminado com alguma doença (tipo febre maculosa - que pode matar).

Achei até um site de pesquisas médicas com palavras bem difíceis de testes (tipo monografia que eles fazem e apresentam os resultados), com estudos sobre o tal carrapato. Na imagem abaixo seria a Figura A, a visão a olho nu do micuim; e a Figura B a imagem com um super zoom, mostrando o tal do micuim bem de pertinho:


E com mais pesquisas, apareceu até uma tal de "ninfa", que seria o carrapato-fêmea. E pra entender melhor o que é cada um, fiz no paint uma legenda. Micuim: a gente não enxerga a olho nu. Ninfa é a carrapata que a gente é bem pequena mas que a gente consegue enxergar a olho nu tranquilo. Carrapato é o monstro-preto-nojento-estranho-gigante-seboso.
Mas como prevenir esses parasitas se a gente não enxerga eles direito, meu Deus? Vai muito da sorte, mesmo, porque se ele quiser subir em você ele vai parar no seu saco e você só percebe quando começar a coçar sem parar. Mas você pode tentar (eu disse TENTAR) prevenir quando for caminhar em algum lugar que a grama ou o pasto esteja um pouco mais alta que o normal, passando repelente ou inseticida na calça;  ou colocando a boca da calça para dentro do sapato/bota; ou ainda jamais deitar no campo de futebol da chácara do kinfuku quando estiver bêbado na Have Fun!.

10 comentários:

HENRIETTE disse...

Valeu pela informação, mas não falou nada sobre como tratar a horrivel coceira que fica, to há uma semana coçando sem parar, antialergico não adiantou...Valeu

Marcos Pereira disse...

Oi Henriette, acho que você não leu o post por completo. Eu descrevo dois jeitos que descobri: Caladryl (encontrado na farmácia) ou álcool que DIMINUEM a coceira no local.

Anônimo disse...

O que faz pra matar o micuin pra tirar ele do corpo...

Anônimo disse...

Obrigado amigão, mas pra combater o micuin no campo o que fazer? Qual o veneno que devo usar? Se alguém poder ajudar.

dutra.a@bol.com.br

glair queiroz disse...

Muito salutar as suas informações sobre o famigerado carrapacuim, me ajudaram muito , valeu, muito obrigada!

Anônimo disse...

Conceira horrivel! Gelo diminui a Conceira. Mas, descobri que, ao primeiro sinal de coceira, passar desodorante em bastao a diminui em 90 % . No momento, estou no terceiro dia de applicator de Rexona.

Hillas Emanuel disse...

vlw ajudou bastante

Anônimo disse...

Valeu pela dica, estive recentemente no interior e voltei com o corpo todo ferrado com coceira insuportável e um monte de bolinhas pelo corpo que depois de tanto coçar virou umas feridinha, agora descobri que se trata da bendita larva do carrapato estrela, já estava até tomando antialérgico e olha só a ironia do destino no dia 29-04 apresentei um trabalho sobre essa praga e acabei sendo vítima dele, valeu mesmo já comecei a passar álcool, más ainda coça Maria beijos

Anônimo disse...

Gente, aqui nós descobrimos que uma mistura de alcool e vinagre, não só mata os carrapatos que estiverem pelo corpo, como tambem seca as picadas(bolhas) do corpo, alem de eliminar a coceira, pode crer de um dia pro outro ja amanhece sequinho. Palavra de quem ta fazendo uso.

Raissa sanchez disse...

Nossa ... Esse fds fui pra uma fazenda aqui em mt.. Perto de pocone! To desde sabado com mt coceira... Queria saber se passando essa pomada , ela vai somente passar a coceira ou vai realmente sarar?! E acabar com o bixo rs