26/12/2012

JORNAL CONTÁBIL


Como é que esqueci de atualizar o blog contando mais uma aventura que tive na faculdade esse semestre?! Vou contar aqui como foi o Jornal Contábil, todo planejado pela turma do 6° Semestre de Ciências Contábeis com a professora de Contabilidade Ambiental, Carol.

Minha turma realizou uma façanha inédita na faculdade (mais uma né!), de apresentar um trabalho sobre Contabilidade Ambiental, mas de uma maneira um pouco diferente do que os acadêmicos estão acostumados a assistirem. E daí, surgiu a ideia do Jornal Contábil, que foi todo conduzido pela nossa professora Carol Moreno.

Esse tal Jornal Contábil funcionou assim, primeiro separamos vários grupos na sala para que cada um com seu tema, preparasse uma matéria (gravada) sobre o devido assunto, que seria apresentado na bancada do jornal ao vivo pra faculdade inteira. O trabalho de pesquisar o conteúdo, ser criativo e até mesmo editar o vídeo, era por conta de cada grupo! Tivemos um grupo que ficou responsável exclusivamente dos preparativos para a apresentação do jornal na bancada, o que envolvia desde deixar pronto os vídeos, encontrar comerciais, criar a vinheta do jornal, arrumar os apresentadores e a bancada entre um tanto de outras coisas. Sem contar que todos os adereços/decoração (luminárias, árvores de natal, brindes, câmeras de mentirinha etc) foram feitos com materiais reciclados, já que o assunto abordado era ligado à sustentabilidade.

Chegou na última semana do jornal, fizemos um ensaio geral um dia antes de como deveria ser o bendito jornal, que no final das contas acabamos nem ensaiando tanto, mas sim rindo muito dos apresentadores Vitor e Iohana (que mais riam do que ensaiavam).

E então, chegou o dia do jornal! A ansiedade podia ser vista na cara de cada um da turma, porque o que mais tinha era gente roendo as unhas, já que o jornal seria apresentado para todos da faculdade, e seria o "nome" da turma em jogo. Confesso que meu sovaco nunca suou tanto igual suou naquela noite.. Parecia que eu tinha um chuveiro ligado de baixo dos meus braços. Mas mais uma vez, nossa turma fez o diferencial e mostrou que nossa união é única na faculdade. Cada um com sua função específica, era como uma pecinha, que fazia o Jornal funcionar durante a apresentação. Desde o Vitor e a Iohana que mandaram super bem na apresentação do jornal (e que diga-se de passagem que já poderiam esquecer a contabilidade e apostar na vida de apresentadores), até as meninas que ficavam atentas a qualquer comando, seja para apagar as luzes ou levar um copo de água pra alguém.. Tudo funcionou perfeitamente!

E digo uma coisa, que cada professor deveria procurar uma maneira diferente de trabalhar com uma turma para que haja essa interação com os colegas. Chega de trabalhinho decorado em fichamento pra ser apresentado na sala! Inovem! Não é isso que vocês tanto falam pra nós em sala de aula, que nosso diferencial vai ser crucial na nossa carreira?! Pois é, na de vocês também!

Obrigado professora Carol pelo desafio, e pela oportunidade. E afirmo novamente: não existe turma mais unida e animada nessa faculdade, do que a nossa! Estamos agora, rumo ao último ano da faculdade. Aleluia irmão!

Nenhum comentário: