25/07/2012

APIACÁS

Apiacás - Noite
Apiacás - Dia

Depois de um bom tempo sem atualizar meu blog, justamente por falta de tempo, estou dando uma atualizada rápida. Prometo que ainda irei falar de várias coisas, inclusive fatos tristes, que aconteceram nesse tempo. Mas agora, vim pra dizer que estou em Apiacás, a cidade que é o topo do Mato Grosso. Corre no google e digita "mapa do Mato Grosso". Vai aparecer uma espécie de "chifre" no alto do estado. É bem ali que eu estou.

Antes de vir pra cá, procurei informações sobre a cidade, mas sem sucesso. E durante essa semana que estarei aqui, devido a um trabalho que vim fazer pelo Sebrae/MT, estou coletando umas informações bem legais que me deixaram até animado com essa cidade.

Pra começar, Apiacás tem cerca de 9 mil habitantes. Antes de vir pra cá, confesso que tinha uma imagem totalmente negativa da cidade. Pensei que ela fosse um vilarejo onde morassem umas 100 pessoas, mas quando cheguei aqui vi que não era nada disso que as pessoas falavam. Essa imagem negativa que temos, é devido aos moradores de outras cidades "maiores" (tipo, 20 mil habitantes) que saem falando mal das cidades menores, como se isso fosse vantajoso e ajudasse em alguma coisa.

A economia daqui gira em torno da pecuária e madeira. E recentemente, o garimpo tem voltado a ser um dos focos principais da economia também. Várias pessoas estão investindo em equipamamentos para caírem nos garimpos ao redor da cidade. E parece que tem dado bastante certo.

O comércio daqui é bem variado. Faltam bastante áreas, mas que as pessoas estão começando a abrir a mente e perder o medo de colocar a cabeça pra funcionar e conseguirem mais dinheiro para viverem. Exemplo disso, é um site de notícias, por exemplo, que Apiacás ainda não tem. E se você pensa em investir num negócio, corre pra Apiacás, porque a cidade está em pleno processo de crescimento!

A população é bastante acolhedora e amiga. Pelo menos tive essa impressão ao andar pelas lojas que visitei durante esses dias, onde as pessoas foram bem atenciosas comigo. E por ser uma cidade pequena, todo mundo conhece todo mundo. Então eles adoram conversar e saber um pouco mais de você. E comigo não é o contrário, porque perguntei bastante coisa sobre aqui.

Por enquanto é isso. Todas as informações que tenho de Apiacás, são de conversas que tive com os moradores daqui. Vou embora pra Alta Floresta no próximo sábado, e domingo já viajo pra Cuiabá. E quando eu tiver meus tempos vagos, vou dando as caras por aqui! :)

2 comentários:

Dora Rodrigues disse...

Olá! MArcos, me chamo Dora e moro em Brasília-DF, a pouco tempo minha irma mudou-se para esta cidade. Hoje eu tenho uma vontade enorme de conhecer, estou planejando ir visitar em 2015, talvez até pra me mudar quem sabe, lê o que escreveu foi muito bacana.

Marcos Pereira disse...

Oi Dora! Fico muito feliz que de algum modo, consigo chegar com meu blog a pessoas que nunca pensei que fossem ler. Espero que você goste da cidade, como eu também gostei! :)