04/05/2012

GAVIÃO REAL EM ALTA FLORESTA

Foto: Alex da Riva

O hotel Cristalino Jungle Lodge, localizado em Alta Floresta (MT), recebeu uma visita inusitada da Harpy Eagle, também conhecida como Gavião Real. Esta espécie de ave chegou à região próxima ao hotel no final do ano passado, para fazer um ninho a espera de seu filhote.

O filhote da ave, que nasceu em dezembro ainda não sabe voar. Ele somente começará a fazer os primeiros voos no mês de julho. Por isso, o Gavião Real é uma ave que permanece por muito tempo na região que ela coloca seu ninho.

O filhotinho ainda recebe a alimentação dos pais. Após esse período ele ficará por mais alguns meses até finalmente atingir a fase adulta.

Esta é a quinta vez que o casal de Gavião Real visita a região da Alta Floresta. Eles usam a mesma árvore para preparar o ninho. Essa ave é tão famosa, que no ano retrasado o Globo Repórter fez uma reportagem muito bacana falando sobre esta espécie, especificamente deste casal de Harpy Eagle.


Gavião Real

A Harpy Eagle, também conhecido como Gavião Real, é a mais pesada de todas as espécies de aves do mundo. Possui 2,5 metros e chega a pesar até 10 quilogramas.

Suas características fisiológicas colocam esta espécie no topo da cadeia alimentar. Para se ter uma ideia, um Gavião Real adulto consegue levantar 3/4 do seu peso (cerca de 6 a 8 quilos).

Infelizmente o Gavião Real está em risco de extinção.

Fonte: Blog da Freeway

Nenhum comentário: