03/03/2012

POR QUE A GENTE DESCASCA?

Por que diabos a gente descasca depois de ficarmos por muito tempo no Sol?
Procurei a resposta e vou explicar aqui de uma forma bem simples.

Quando a gente se queima no Sol, nossa pele literalmente se queima mesmo. Como um forma de defesa, nosso organismo produz uma nova pele (mais sensível, claro), e conforme essa nova pele vai nascendo, a pele queimada começa a coçar e se soltar sozinha do nosso corpo.

A nova pele é muito mais sensível, então pra não termos mais complicações dermatológicas (falei bonito agora, né?!) nunca na vida vá tomar Sol depois que sua pele nova nasceu. Espere alguns meses, até sua pele voltar ao normal, e aí sim você pode torrar no Sol de novo, à vontade

No carnaval desse ano, inventei de fazer canoagem no Rio Cristalino, era mais ou menos umas 11 horas da manhã. Pra me prevenir, passei MUITO protetor solar no rosto, coloquei uma camisa comprida mas esqueci das minhas pernas de saracura, porque pensei que aquele solzinho não iria nem fazer nada... Acontece que enquanto a gente fazia canoagem, o Sol viu minhas pernas sem protetor e disse "é hoje!" e soltou seus raios ultravioletas com toda a força, estilo Goku. Quase morremos de calor. Estava tão quente, que parecia que eu tinha acabado de fazer chapinha na minha cabeça inteira de uma vez.

No outro dia, minha filha do céu, minhas pernas quase não dobravam de tão queimadas que elas estavam. Tive até que ir trabalhar e ir pra faculdade de short porque com calça me machucava. Quando eu chegava em casa, passava meio litro de hidratante em cada perna. Teve noites que eu acordei com o cobertor grudado na minha perna, de tanto hidratante.. Mas não adiantou muita coisa. Minha pele começou a descascar (e eu adoro isso!)

(E j
á vou avisando pra quem tem nojo disso, nem olha as fotos ali embaixo! E se olhar, depois não vem no meu blog comentando que é nojento e que eu sou porco, que eu me estresso e te xingo no twitter! hahahaha)

Enfim, quando chegar a esse ponto de descascamento da pele, nunca ranque o "corinho", porque a pele queimada que ainda não caiu está fazendo uma espécie de proteção para a pele nova que ainda está por vir. Ou seja, o corpo sabe a hora certa de tirar a pele queimada.

Mas eu não sabia disso até hoje! E como eu adoooooooro puxar o "corinho", arranquei quase tudo de pele queimada que eu ainda tinha nas minhas pernas cabeludas.

Depois de saber tudo isso, lembre-se sempre do blog do Markos quando você for tomar Sol (ou fazer alguma atividade que passe bastante tempo no Sol). Passe bastante protetor. Bastante mesmo! Não importa se ele foi caro ou se ele é da sua mãe.. Antes gastar com protetor solar e ficar com a pele bonita do que gastar horrores com tratamento de câncer de pele ou ficar com a pele parecendo uma cobra nojenta, descascada.




Sim, essas fotos são das minhas pernas!

Nenhum comentário: