01/10/2011

HARPIA (HARPY EAGLE)


Hoje de manhã vi a Harpia (também chamada de Gavião Real) no Floresta Amazônica Hotel enquanto fazia papel de guia, numa trilha, com alguns turistas birdwatchers (observadores de aves) da Europa. Tivemos muita sorte de encontrar a harpia dentro no ninho, voando, de asas abertas e construindo o ninho com galhos... Parecia até que ela estava se exibindo pra gente. Foi engraçado quando ela voou do ninho e todos nós fizemos um "uau" numa espécie de coral involuntário pelo tamanho do bixo. As fotos que os turistas tiraram (com aquelas câmeras enormes de 8479020 megapixels) ficaram perfeitas! Pedi pra me enviarem as fotos depois que eles voltarem do Cristalino.

A Harpia é a maior águia do mundo, que pode pesar até 10kg e ter 2,5 metros de uma asa a outra. Não, não digitei errado. A Harpia pode ter dois metros e meio! Ela é maior que a gente, dá pra acreditar?! Mas nossa sorte é que ela come basicamente macaco, bicho preguiça, carneiro, veado e outras aves. Ela mora em florestas densas e fechadas em várias regiões do mundo. No Brasil ela está nas regiões de Floresta Amazônica, Pantanal e Mata Atlântica. Essa ave ainda não está em extinção, mas é muito difícil conseguir vê-la em nossa região (amazônica). Não é atoa que existem vários grupos de turistas e pesquisadores que vem para nossa região exclusivamente para verem a beleza e o tamanho da Harpia.

Pela primeira vez na vida fui um guia de floresta. Levei os turistas pra fazerem a trilha, mas estava morrendo de medo de me perder na mata, porque eu havia feito aquela trilha apenas UMA VEZ na minha vida. Engraçado que fui um guia mesmo, de verdade (tudo bem que eu estava de calça jeans e camisa polo, mas nem deu nada), porque até expliquei pra eles o que era a cigarra (mal sabiam eles que eu morro de medo de cigarra) e cupim.

Uma coisa que aprendi com esse grupo, foi falar "ninho" em inglês. Antes de começar a trilha, fui falar da Harpia e disse que era "difícil encontrar a harpia na CASA dela, onde ela cuidava dos ovos" e eles me falaram que ninho é "nest". Nunca mais vou esquecer!  kkkkkkkkk.

No começo, antes de começarmos a trilha, os turistas queriam me xingar muito no twitter, porque eles pensavam que iriam pro Cristalino na parte da manhã, mas na verdade seria na parte da tarde, sendo que eles já estavam prontos (vestidos como gringos, com "traje de trilha"). Mas no final da trilha, me elogiaram bastante e até pediram pra que eu acompanhasse eles no Cristalino pra fazer as atividades com eles. Viramos best friends, graças a Harpia linda  (L) kkkkkkkkkkkk

A foto abaixo foi tirada do meu humilde celular. No círculo em vermelho, era onde estava a harpia se exibindo pra nós. Logo na frente, estavam os 3 observadores de aves com suas mega câmeras super hiper mega power potentes. Mais próximo da câmera, tinha uma senhora loira, que não queria se mexer pra não assustar o gavião.
 

Clique aqui para ver uma matéria muito interessante (com imagens incríveis) sobre as maiores aves do mundo, que passou no Domingão do Faustão há alguns meses atrás.

Nenhum comentário: