11/01/2011

#FICADICA - BEBER ÁGUA!


Esse #FICADICA é em homenagem à minha amiga, Fernanda Daparé, que enquanto eu atualizava o layout do blog, fiquei sabendo que ela estava internada. Larguei tudo aqui, chamei a Ranny e a Rafah e fomos visitá-la. Vi ela sendo levada de cadeira de rodas pro quarto dela, foi uma cena muito tensa. Ela estava mais branca do que normalmente é..

Acabei de chegar em casa e já andei pesquisando umas coisas pra sintetizar com o que ouvi lá no hospital. A Fer está com cálculo renal, também conhecido como "pedra no rim", que é causado naturalmente pelo nosso corpo devido à grande quantidade de sais e substâncias que expelimos ao fazer xixi. Aí eles acabam se cristalizando e virando uma espécie de "pedrinha" que causa uma dor horrível no seu rim. Pra evitar a maldita pedrinha no rim, o melhor tratamento, aliás, a melhor prevenção é beber MUITA ÁGUA. Segundo o doutor que atendeu a Fer, um jovem de 19 anos deve beber no mínimo 4 litros de água por dia, sendo: 3 litros de pura água e 1 litro de suco ou refresco..

É, muita água. Mas se pararmos pra analisar que o dia tem 24 horas, distribuir 4 litros nesse período não é lá tão complicado assim. Também não vá inventar de beber um garrafão de água inteiro de uma vez só. Assim, a gente consegue prevenir o cálculo renal e não passar pela dor que a Fer passou. De verdade, fiquei morrendo de dó da Fer contando como foi, e segundo ela, não deseja essa dor a NINGUÉM.

Ah, uma coisa que não se deve fazer, é segurar xixi. Porque quanto mais você segura, mais sais estão na sua bexiga, podendo impedir a passagem do xixi pela mangueirinha da bexiga. E uma receita caseira que funcionou (pelo menos com a minha mãe e com o primo da Fer), é o tal do abacaxi com coca-cola batidos no liquidificador. Bata tudo por uns minutos, beba e aguarde as pedras saírem quando você for fazer xixi.

A Fernanda já passa bem, porém, continua no hospital para os últimos exames.

4 comentários:

Caio A. disse...

Hehe blog mt bom gostei!!
ae cara vc ker parceria?
entra la no meu blog

piadasemcheio.blogspot.com

Dudd Mart disse...

Primeiro, que bom que sua amiga está bem.
Segundo, se brincar, eu acho que eu bebo mais de 4 litros xD Eu vivo com uma garrafa de água, bebo uma atras da outra. É bom que enche e não engorda xD

Anônimo disse...

Minha mãe teve este treco ae..
na epoca minha avó colocou pedrinhas de curvina (peixe) e amassetou e coloco na agua para ela beber..
nunca mais minha mae teveee.. e a dor passou..
dizia minha avó: "pedra se combate com pedra" #ficaadica

Anônimo disse...

Minha mãe teve este treco ae..
na epoca minha avó colocou pedrinhas de curvina (peixe) e amassetou e coloco na agua para ela beber..
nunca mais minha mae teveee.. e a dor passou..
dizia minha avó: "pedra se combate com pedra" #ficaadica